InfoSur

Noticias Recientes

Analista ou cientista de dados: qual a diferença e como passar de uma profissão para a outra

Dessa forma, a pessoa que atua como analista de dados precisa ter uma visão ampla de todo o ciclo. Mesmo que não precise ter habilidades avançadas de programação ou estatística, quem é analista de dados precisa saber o básico dessas áreas para poder alavancar bastante seu desempenho. Alguns analistas de dados optam por especializar suas habilidades e progredir em setores com https://www.florestanoticias.com/2024/05/07/como-a-ciencia-de-dados-e-o-aprendizado-de-maquina-estao-revolucionando-o-mundo-dos-negocios/ maior potencial de ganhos. Eles podem se tornar analistas de saúde, analistas financeiros ou analistas de sistemas. A partir daí, os cientistas de dados podem progredir de impactar projetos específicos para trabalhar em domínios inteiros para uma empresa. Eles podem usar Scala, Matlab, Python, R, Java, SQL, Pig e outras linguagens de computador estatísticas apropriadamente.

Qual é a diferença entre o analista de dados e o cientista de dados?

  • Os principais mecanismos de pesquisa na internet fazem o uso da ciência de dados em conjunto com o aprendizado de máquina para encontrar o resultado mais refinado em frações de segundos.
  • Cada uma dessas carreiras tem suas particularidades e exigências específicas, e cabe a você escolher aquela que melhor se alinha com seus interesses e habilidades.
  • Por fim, eles criam pipelines de aprendizado artificiais de produtos de dados personalizados a fim de melhor compreender os negócios de seus clientes.
  • “A natureza do trabalho, as ferramentas de colaboração e as tecnologias de comunicação modernas permitem que as tarefas sejam realizadas de maneira eficaz, mesmo à distância”, ressalta Vládia.

Cientistas de dados juniores geralmente precisam de assistência e suporte antes de poderem escrever códigos e realizar análises com confiança. Depois de cinco a sete anos construindo modelos estatísticos e manipulando conjuntos de dados, os cientistas de dados podem informar e executar quase todas as decisões estratégicas no nível da empresa. Muitos cientistas de dados progridem para funções de engenheiro de aprendizado de máquina. Para se tornar um analista de dados bem-sucedido, é importante investir em educação e desenvolvimento de habilidades. Isso pode incluir a obtenção de um diploma em ciência da computação, estatística ou áreas relacionadas, bem como a participação em cursos e treinamentos adicionais em análise de dados e tecnologias relevantes. Os analistas de dados são responsáveis por coletar, processar e analisar grandes conjuntos de dados para identificar padrões, tendências e insights que possam beneficiar uma organização.

Escolhendo entre uma carreira de analista de dados e cientista de dados

  • Ele utiliza ferramentas de análise de dados para identificar insights e tendências relevantes.
  • Além disso, o analista de dados desempenha um papel importante na identificação de oportunidades de negócios com base nas descobertas da análise.
  • Neste cenário, surgem os especialistas na área de Data Science, responsáveis por coletar, analisar e interpretar conjuntos de dados, pouco a pouco, para desvendar padrões significativos neles.

Tendo em vista tal contexto, a coordenadora detalha as principais responsabilidades de cada um desses profissionais. No entanto, por serem ocupações relativamente novas e estarem em constante desenvolvimento, as diferenças entre elas nem sempre são nítidas para a maioria das pessoas. Um exemplo dessa dificuldade de distinção está nas ocupações de analista, cientista e engenheiro de dados. Independentemente do porte, setor ou nicho do negócio, toda empresa gera diversos tipos de dados diariamente, que ficam alocados nas mais variadas fontes.

Mercado: oportunidades e salários

Este curso como a maioria dos outros tem duração média de 2 meses e não exige nenhum pré-requisito, a não ser um desejo de aprender mais matemática. Em resumo, a carreira de analista de dados se concentra em análise descritiva e interpretativa de dados, enquanto a carreira de cientista de dados envolve análises mais avançadas e criação de modelos preditivos. Ambas as carreiras têm seu valor e importância no mundo tech, e a escolha certa dependerá das suas habilidades, interesses e metas profissionais. Seja um analista de dados ou cientista de dados, você estará em uma área em crescimento e com grande demanda no mercado de trabalho. Um cientista de dados desempenha as mesmas funções de um analista de dados, este profissional contará com algoritmos mais avançados e possuirá uma sólida formação em estatística.

analista ou cientista de dados

Analista e cientista de dados: entenda as diferenças

O mercado para analistas de dados está em constante crescimento, com uma demanda exponencial por profissionais qualificados em uma variedade de setores, como tecnologia, finanças, saúde e varejo. A escolha entre elas deve levar em conta suas habilidades, Como a ciência de dados e o aprendizado de máquina estão revolucionando o mundo dos negócios interesses e as necessidades específicas do setor ou empresa em que você deseja trabalhar. Fazer cursos, obter certificações e ganhar experiência prática através de projetos podem te ajudar a decidir qual caminho é o mais adequado para você.

Jornada do usuário: como utilizar o poder dos dados para impulsionar resultados?

analista ou cientista de dados

Como começar a carreira na área de Ciência de Dados?